Posturologia no Tratamento do Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton ou também confundido como metatarsalgia, é uma lesão que ocorre  nervo interdigital do pé, que passa entre o terceiro e quarto dedo. 

As causas ainda são desconhecidas, porém acreditam que possa estar relacionada a fatores de riscos  como: salto alto, alguns esportes e deformidades nos pés.

Salto alto piora o Neuroma?

O uso de salto alto, apertados e mal encaixados, faz com que a região dos metatarsos sofra uma pressão extra, aumentando assim às chances do Neuroma de Morton surgir.

Neuroma no Esporte

Algumas atividades esportivas de alto impacto como a corrida, exije um sapato apertado aumentando assim os riscos de problemas nos pés.

Deformidades nos pés.

Como joanete, pé chato, arcos altos dos pés, também contribuem para  predisposição do aparecimento do Neuroma de Morton.

Ou seja está intimamente ligado ao estilo de vida dos pés e seu centro de gravidade.

O que posso sentir?

Os sintomas é uma severa dor entre os dedos do pé ou na base de um ou ambos os pés. Podendo até impedir que se caminhe normalmente.

A Posturologia aplicada para o Neuroma de Morton, consiste em uma avaliação minuciosa, onde mostrará detalhadamente o deslocamento desse centro de gravidade, visando assim organizar esse corpo, para aliviar as cargas extras nessas articulações. Onde a palmilha irá alinhar e o músculo irá se beneficiar com esse alinhamento.


Dra. Danielly Rosa 
Fisioterapeuta, Posturóloga

Professor Monitor da Formação em Posturologia Integrada