A instabilidade postural com a ocorrência de quedas é uma característica do processo de envelhecimento e constitui um desafio para o idoso.
Postura vai muito além de um bom alinhamento do nosso corpo. Ela está relacionada a todas as informações que recebemos, como as interpretamos, e como nosso corpo respondemos à isso.
O controle postural é definido como o processo pelo qual o sistema nervoso central (SNC), produz padrões de atividade muscular necessários para a relação entre o centro de massa e a base de sustentação. Essa atividade é um processo complexo, que envolve os esforços coordenados de mecanismos aferentes ou sistemas sensoriais e mecanismos eferentes ou sistemas motores. As respostas aferentes e eferentes são organizadas através de uma variedade de mecanismos centrais ou funções do sistema nervoso central, que recebem e organizam as informações sensoriais e programam respostas motoras apropriadas, ou seja, garante a posição corporal desejada sempre que o movimento é realizado por um individuo.
Existem algumas condições que favorecem para que uma queda ocorra, podendo ser uma perturbação do equilíbrio ou uma falência do sistema de controle postural em compensar essa perturbação. Então, quando ocorre, uma perturbação interna fisiológica, interrompe-se momentaneamente a operação do sistema de controle postural, por interferir com a perfusão dos centros posturais no cérebro, ou tronco cerebral, ou por interferir com os sistemas sensoriomotores. Portanto, uma queda é consequência de uma inabilidade do sistema de controle postural em compensar uma perturbação externa. Isso ocorre em todos os idosos, mas cabe a cada um dar o estimulo correto e manter um bom controle postural e um bom equilíbrio , ou não.
Os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo estão envolvidos no envio de informações para o sistema de controle postural ou equilíbrio, formando o mecanismo aferente. A visão é o sistema mais importante de informações sensoriais e pode compensar pela ausência ou não-confiabilidade dos outros estímulos sensoriais.
O sistema visual fornece informações sobre a localização e a distância(profundidade) de objetos no ambiente, o tipo de superfície onde se dará o movimento e a posição das partes corporais uma em relação à outra, e ao ambiente, portanto, os componentes deste sistema considerados essenciais para o equilíbrio incluem, a visão periférica, a sensibilidade ao contraste, a acuidade dinâmica e estática e a percepção de profundidade. As três últimas alterações citadas estão relacionadas à idade, podendo encontrar também, uma menor adaptação ao escuro e o fato de haver uma perda da habilidade em discriminar baixas frequências espaciais.
Entendendo todas essas alterações fisiológicas que se instalam nos idosos, sabemos que existe a possibilidade de dar uma qualidade de vida melhor e assim prevenir quedas que apresentam altos índices de morte e limitação de autonomia em idosos, assim entendemos que o papel da Posturologia Integrada é essencial nesta fase .As palmilhas contribuem para melhora da captação dos estímulos propriceptivos e informações espaciais e temporais dos pés, podendo auxiliar em dores ocasionadas por alterações na marcha, padrões posturais acentuados, melhorando o equilíbrio e também dando estabilidade , assim maior independência para AVD’s.
Dra. Lilian Morales Aguiar
Fisioterapeuta, Posturóloga, Brasil PR
Formação Avançada Em Posturologia Integrada