A doença de sever é uma patologia muito comum em crianças entre 8 a 14 anos de idade. Neste período o osso do calcâneo está em desenvolvimento, ele cresce em duas partes que são ligadas por uma cartilagem, esta também chamada de “placas de crescimento”. É sempre bilateral, porém geralmente o indivíduo se queixa apenas de um pé.
Essa doença causa dores muito fortes no calcanhar das crianças, além disso, existe uma frequência de dor na parte posterior do pé devido a uma inflamação na apófise do calcâneo (área responsável pelo crescimento do calcâneo) que acomete crianças e adolescentes que praticam atividade física com muita frequência. As causas ainda são poucos conhecidas porém confira algumas das causas mais comuns associadas a patologia:
O repouso de atividades físicas e uso de palmilhas é basicamente o tratamento. As palmilhas irá redistribuir o peso do paciente, aliviando assim os calcanhares, afim de retirar toda pressão existente nos pés. Irá corrigir em casos de pés chatos, como também qualquer outra deformidades existentes. Procure um profissional da área habilitado a uma avaliação detalhada. Proporcione ao seus pés saúde, com prevenção e tratamento.
Dra. Daniela Rosa
Fisioterapeuta, Posturóloga Campo Grande – MS
Certificada em Posturologia Integrada Avançada